top of page

Você sabe os malefícios de uma liderança ineficiente?

Atualizado: 13 de jun. de 2019

Ao longo de nossa experiência dentro de diversas organizações, conseguimos ver claramente vários tipos de lideranças, desde as mais engajadas e eficazes até as mais ineficientes. Hoje, vamos falar um pouco sobre esse problema que deveria ser extinto de qualquer organização: A liderança ineficiente.



Percebemos que existem alguns perfis de lideranças ineficientes: Aqueles que depreciam sua equipe, tentam de alguma forma colher os louros dos bons resultados sem compartilha-lo; aqueles que se comportam de forma explosiva, agem com autoritarismo e ao invés de motivar, causam o efeito inverso e promovem um péssimo ambiente de trabalho; e também os que não conseguem delegar e confiar em sua equipe, privando-os de conhecimentos necessários para evoluírem em suas funções, isso muito se dá pela insegurança de perder seu cargo para algum membro que, por ventura, venha se destacar.

Consequência disso é uma equipe desmotivada, de baixa produtividade e com raros extraordinários resultados. Um bom líder alavanca, motiva, ouve, ensina, promove um bom ambiente de trabalho e preza pelo bem estar de seus liderados.


Se você reconhece que se enquadra em um destes perfis de liderança ineficiente ou possui um líder com este perfil em sua empresa, você já está um passo a frente de chegar à mudança que você precisa. É importante olhar para dentro e analisar o seu objetivo como liderança ou para/com os líderes de sua organização. Quais resultados você pretende alcançar? Mudar é possível, mas para isso é necessário uma capacitação em busca da Alta Performance, para que sejam capazes de formar uma equipe de Alta Performance.


Mas como por aqui, nosso objetivo é proporcionar o melhor conteúdo, informação e agregar valor aos nossos leitores, aqui vão algumas dicas para você já começar a agir e desenvolver o que tem de melhor na sua equipe:

  • Procure ouvir seus liderados. Nada como quem está no “front” ou na execução para dizer quais suas “dores” e trazer sugestões de melhorias aplicáveis. Cabe a você como líder, filtrar as sugestões levantadas, considerar a aplicabilidade e planejá-las.

  • Desenvolva junto com a equipe e documente instruções que definem o passo a passo das tarefas a serem executadas no dia a dia, assim, você garante uma padronização na execução das atividades e consegue facilmente medir a produtividade da sua equipe.

  • Defina metas alcançáveis de produtividade e ajude sua equipe, quando necessário, a conquistar estas metas. DICA: Quando a equipe começar a bater esta meta por meses seguidos, aumente esta meta, assim, irá sempre mantê-los fora da zona de conforto e transformá-los em profissionais cada vez mais produtivos.

  • Crie campanhas específicas de vendas ou produtividades, nestas campanhas, tente manter um ambiente divertido e agradável, motivacional e claro, sem nunca deixar de ser profissional.

  • Aplique bonificações por batimento de metas, essas bonificações podem ser financeiras, como também com bons brindes, folgas em feriados prolongados, etc. Use sua imaginação.

  • Crie métodos de avaliações periódicas da equipe como um todo e também método de avaliação individual de cada membro da equipe. IMPORTANTE: Seja imparcial nesta avaliação.

  • Dê feedback das avaliações realizadas tanto para sua equipe, quanto as individuais, ouça-os e juntos definam estratégias para melhorar os resultados.

Agora que você já sabe o que fazer, arregace as mangas, mão à obra e boa sorte!

Mas se precisar de uma ajudinha, conte com a RC Cury, nós podemos te ajudar!


Gostou do nosso conteúdo? Comente aqui em baixo, nós queremos muito te ouvir!


Até a próxima.


17 visualizações0 comentário
bottom of page